PLACA PRETA - COMO CRIAR/REGULARIZAR O CLUBE

 

PROCEDIMENTOS PARA CRIAÇÃO/REGULARIZAÇÃO DE CLUBE

Antes de se criar regularmente um clube é interessante aguardar um pouco (dar um tempo).

Pode-se começar fazendo reuniões e congregando o maior número possível de pessoas.

Com o passar do tempo, se houver pelo menos algumas pessoas (5 a 10) que 'peguem no pesado', ou seja, que assumam as responsabilidades de levar o clube adiante, aí sim ele "vingará".

Vários clubes, que hoje não mais existem, iniciaram animados e cheios de gás mas, com o passar do tempo (muito pouco tempo), desintegraram-se, pois faltaram pessoas que, mesmo no sacrifício, levassem adiante o empreendimento até a sua solidificação.

Se já há um grupo que se reúne regularmente e que esteja disposto a fazer com que o clube "vingue", com certeza isso acontecerá. 

Em relação à constituição de um Clube dentro das normas, o procedimento não é difícil.

Para se criar um Clube (associação) é necessário realizar uma reunião de criação e registrar esta reunião em Livro Ata. É necessária, também, a criação e aprovação de um Estatuto Social (tanto a reunião de aprovação do Estatuto como o Estatuto, deverão ser transcritos no Livro Ata).

Após a criação do Clube e da Aprovação do Estatuto, será necessário efetuar o registro destas Atas em Cartório e registrar também o Clube no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Com esse registro no Cartório de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, o Clube "nasce" juridicamente.

Depois desses procedimentos também será necessário o Registro perante a Receita Federal, (que deverá ser feito no prazo de até 30 dias após o registro no Cartório de PJ), ou seja, será necessário dar entrada com pedido de inscrição do Clube no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – ver mais detalhes no site da Receita Federal  http://www.receita.fazenda.gov.br/GuiaContribuinte/CNPJ/default.htm ). Também há a inscrição perante o INSS.

Com isso o Clube adquirirá personalidade jurídica própria e passará a ter algumas responsabilidades, como, por exemplo, apresentar anualmente declaração de Pessoa Jurídica (isenta) junto à Receita Federal, apresentar RAIS (mesmo negativa), etc.

 

 

Resumidamente, os procedimentos (que podem sofrer algumas alterações/ampliações) são os seguintes:


- Reunir o maior número possível de interessados na criação/participação

- Realizar a reunião de criação e transcrevê-la no livro ata

- Criar e aprovar, em reunião, estatuto social e transcrevê-lo no livro ata

- Realizar assembléia para eleição de diretoria

- Levar o livro ata (com a transcrição das atas de reunião de criação e estatuto e eleição da diretoria) para registro no Cartório de Títulos e Documentos  e de pessoas jurídicas

- Dar entrada na Receita Federal (até 30 dias da data de registro no cartório de pessoas jurídicas) com pedido de inscrição do Clube no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Também no INSS.

 

 

 

 
 

 

 

voltar.JPG (4882 bytes)

avancar.JPG (5296 bytes)

 

PLACA PRETA - A HISTÓRIA


PERGUNTAS FREQÜENTES
 PLACA PRETA
 

ORIENTAÇÕES/COMENTÁRIOS
 PLACA PRETA

PROCEDIMENTOS PARA CRIAR UM CLUBE

COMO OBTER O CREDENCIAMENTO DO DENATRAN - PLACA PRETA

CLUBES CREDENCIADOS
RELAÇÃO

LEGISLAÇÃO
PLACA PRETA

CURIOSIDADES
PLACA PRETA

PLACA PRETA... UM ALERTA

PLACA PRETA - ITENS DESCLASSIFICATÓRIOS

PROCEDIMENTOS E MANUAL CCAL DE VISTORIA